segunda-feira, 6 de setembro de 2021

06.09.21

     Há muito tento descobrir meu caminho, meu destino e todos os passageiros desse barco... Crescemos com a ilusão de que você vai saber de tudo na hora que encontrar certa pessoa ou passar por certa situação, mas não passa de uma ilusão criada pra manter os questionamentos cada dia mais longe. 

    Quando supomos saber de algo com 100% de certeza, automaticamente deixamos de questionar suas bases, deixamos de pensar as razões pra querer ou continuar naquele caminho, e o que seríamos de nós, humanos, se não um conseguinte amontoado de dúvidas em busca de alguma resposta pelo Universo afora? 

    Costumo dizer que Deus nos deu duas importantes características: o de praticar e respeitar o livre arbítrio, e outro de usar nossa inteligência para o melhor curso desse arbítrio. Infelizmente, como vemos desde o início dos tempos, nenhum dos dois são seguidos pela maior parte da humanidade, o que nos coloca sempre em uma posição de vítimas ou de marionetes, já que o esforço de usar sua própria inteligência e fazer bom uso desse livre arbítrio é tão desconfortável que preferimos a mediocridade da sombra da asa alheia. 

    Usar nossa inteligência e vontades para questionar a vida e suas relações deveria ser a coisa mais incentivada; mas não, é algo temido, pois acreditamos que se você questiona algo, não acredita de fato. Mas ninguém pensou no outro lado até hoje: não seria o ato de questionar e sempre se confirmar a maior prova de credibilidade? Somos compilados de diversos aprendizados diários, e se hoje sei algo que me faz não mais seguir um caminho, seria desprezo na minha inteligência ignorar isso. 

    Acontece que, apesar de toda essa crença, a neurociência ainda não conseguiu desfazer mecanismos de insegurança na mente humana, logo, a cada questionamento recebemos um enxurrada de memórias, lembranças, teorias conspiratórias e afins na tentativa de provar que mesmo racionalmente estabelecidas, nossas dúvidas nos enterram não na certeza comprovada, mas na dúvida excruciante. 

    Queria eu ter a receita mágica do fim dessa insegurança, para facilitar não somente a minha vida, mas de todos aqueles que deixam de viver suas vontades e sentimentos pelos medos que os aterrorizam. Apesar de tudo, uma coisa terei sempre certeza: o medo da dúvida é muito pior que aquele da certeza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceramente,